Chalkboard - O quadro negro nunca esteve tão em alta

June 28, 2017

Como elemento decorativo ou até mesmo em formato de convite, as lousas invadiram a decoração das festas neste ano: festa infantil, casamentos, batizados, chás de bebê e outras comemorações.

 

 

 

No mês de maio recebemos na Ong Tijolinho o designer Eduardo Mendes para nos ensinar a produzir nossa própria lousa e começar a desenhar as frases estilosas com a técnica de “lettering”.

A oficina ocorreu durante o curso de Informática, Design e Programação - iD Jovem - durou dois dias e atingiu 25 alunos.

 

Alguns alunos aprenderam rápido com a ajuda do Eduardo e avançaram com seus projetos, já os outros, com um pouco mais de dificuldade, aos poucos foram entendendo o conceito e após muita dedicação os lindos trabalhos foram aparecendo.

 

 

 

 

Segredos do Chalkboard

 

A partir de um rascunho, com o uso do apontador, panos úmidos, panos secos e cotonetes para limpar os detalhes, o trabalho fica muito mais caprichado e o resultado final fica com acabamento profissional. É claro que em apenas dois dias você não se tornará um profissional na arte de lettering, mas a oficina serviu para dar dicas e mostrar que o segredo para fazer um ótimo trabalho esta nos detalhes.

 

Apontador para giz

 

Vimos que existe um processo criativo, detalhes como: a limpeza da lousa e o uso de um apontador de giz que fazem toda a diferença.

 

 

 

Pasmem, é isso mesmo, apontador para giz. Nunca viu?

Talvez na papelaria do bairro você não encontre, mas nas grandes papelarias com certeza você deverá achar. Pergunte sempre por apontadores com uma abertura grande, com o tamanho da circunferência do giz. Na dúvida leve um giz no bolso e teste antes de comprar.

Depois de apontado o giz vai ficar com uma ponta e permitirá que você faça traços mais finos e precisos. Isso faz toda a diferença!
 

 

Efeito nos alunos

 

Recebemos recentemente um feedback do diretor de uma escola pública, na qual alguns dos nossos alunos estudam, que a oficina foi parar dentro da escola. Os próprios alunos da oficina tiveram a iniciativa de montar um projeto na escola e ensinar aos colegas aquilo que aprenderam na aqui na Tijolinho.

Muito legal, não é?

Pra nós é muito gratificante saber que o nosso trabalho ultrapassa os muros da Ong e consegue atingir mais pessoas da comunidade.

 

 

Talvez os alunos não percebam, mas no meio dessa atividade lúdica nós fortalecemos o trabalho em grupo, treinamos a caligrafia e tiramos dúvidas de português.

 

Como fazer sua própria lousa em casa

 

Selecionamos um vídeo para vocês iniciarem aí em casa a sua própria lousa e se divertir com a técnica de lettering. Quem sabe até ganhar um dinheirinho com essa técnica.

 

 

 

 

O que é chalkboard?

 

Chalkboard é a palavra em inglês para quadro negro, a nossa querida lousa.

 

O que é lettering?

 

O lettering pode ser definido facilmente como “a arte de desenhar letras”, e possui um conceito simples: uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única utilização e finalidade.

O lettering é, na maioria da vezes, desenhado à mão, com lápis, canetas, entre outros. Mas há também quem trabalhe isso diretamente no computador.

 

 

Galeria de talentos iD Jovem e Tijolinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Meio ambiente

November 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

November 8, 2017

September 6, 2017

August 30, 2017

Please reload

Arquivo