Antônio Cândido

 

Eu não fui aluno de Antônio Cândido no curso de Letras que fiz na USP. No entanto, eu pude sentir sua presença de forma muito clara. Era como se seu espírito pairasse sobre nós. Era muito frequente ele ser citado em aulas.  

 

Tive a oportunidade de ler muitos de seus textos. Pode-se dizer que seu modo de ver a literatura predominava e dava o tom do curso de letras da USP na minha época. Mas tinha um professor que desafiava tudo isto, e dizia que o curso de letras precisava se distanciar da visāo de Cândido.

Um dia houve um debate entre este dito cujo e o professor Jorge Almeida, um professor fantástico, do qual tive o prazer de ser aluno O Jorge deu um show e reduziu o professorzinho desafiante a pó. Mesmo que a obra de Cândido tenha alguns problemas, afinal com o tempo toda obra intelectual vai aos poucos sendo superada, o seu legado é extraordinário.

 

Antônio Cândido nāo foi apenas um critico literário. Foi um pensador de esquerda, fundador do PT, um militante das causas populares. Ele estudou a cultura caipira e deixou uma vasta e importante obra. Sua morte, dias atrás, deixa um grande vazio. Coloca o Antônio Cândido ai no google, pessoal!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Meio ambiente

November 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

November 8, 2017

September 6, 2017

August 30, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags