A importância do Artesanato na vida das crianças

May 17, 2017

Definição 

Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização, o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor, artesão, possui os meios de produção, sendo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento; ou seja, não há divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tem junto a si um ajudante ou aprendiz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Origem

O artesanato pode ser erudito, popular ou folclórico, podendo ser manifestado de várias formas tais como nas cerâmicas utilitária, na funilaria popular,  nos trabalhos em couro e chifre, nos trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), no fabrico de farinha de mandioca, no monjolo de pé de água, nas engenhocas, nos instrumentos de música, na tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), nas esculturas, no trabalhos em madeiras, na massa de açúcar, na bijuteria, na renda, no crochê, no papel recortado para enfeite, etc. 

 

Como acontece na Tijolinho

Todos os meses é desenvolvido  atividades manuais aqui no Espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 


A importância do Artesanato para o desenvolvimento das crianças

O artesanato estimula a coordenação motora, a concentração, a disciplina e a criatividade, além do gosto pelo belo. Sendo a imaginação uma das características mais presentes na vida das crianças, por que não aproveitá-la?  Com as atividades manuais os pequenos têm a chance de externar tais sentimentos, trazendo as emoções de dentro para fora, tornando-as algo físico. É uma forma de trabalhar também o lado psicomotor infantil, valendo-se, inclusive, como uma terapia. 

 

 

 

 

 

 

 

 


Trabalhos manuais, como artesanato, técnicas de pintura em tecido e tela, confeccionar objetos de material reciclado, técnicas de pintura em MDF, técnicas de fuxico são uma das ferramentas que mais colaboram com o desenvolvimento infantil.  Isso porque, além da coordenação motora, trabalha a concentração, a disciplina e a criatividade, refletindo tanto no desempenho do menino e da menina na escola quanto na vida social. O impacto positivo de quem procura se dedicar às tarefas manuais, seja por lazer ou necessidade de aumentar a renda, beneficia no estado emocional.

 

 

Tipos de Artesanatos
Técnicas de pintura em tecido, vidro e tela
Confeccionar objetos de material reciclado (garrafas pet, latas, caixas de papelão, jornais, revistas etc.)
Técnicas de pintura em MDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Técnicas de fuxico

Crochê

Objetos com biscut
 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Meio ambiente

November 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

November 8, 2017

September 6, 2017

August 30, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags