O Espaço Tijolinho é uma organização civil sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sem distinção de cor, raça, credo religioso ou ideologia política.

 

Nossa História
No início da década de 1970, a Sociedade Amigos do Bairro, dos quais faziam parte os bairros Morro Grande, Vila Iara e Vila Progresso, iniciou a construção de sua sede. As pessoas do bairro participaram desta ação ajudando da maneira que era possível: dando um pouco de material ou doando seu tempo para assentar “tijolo por tijolo”. Quando o prédio ficou pronto, a comunidade passou a chamá-lo de Tijolinho.
Neste espaço, a Sociedade Amigos do Bairro, juntamente com voluntários liderados pelo Padre Miguel Pipollo da Congregação dos Padres Oblatos de Maria Imaculada, iniciaram o atendimento à 50 crianças de 0 a 6 anos, de famílias de baixa renda, moradoras desses bairros.
Todo o trabalho era apoiado pelos Padres Oblatos, mas, assim que sentiram a comunidade organizada, deram por encerrada sua missão naquele território. A partir daí a comunidade assumiu o projeto, se mobilizou e criou em 1978, a Associação Promoções Humanas Eugênio de Mazenod.
A Promoções Humanas Eugênio de Mazenod ou o Tijolinho, como é conhecida na comunidade, tem como missão articular e promover ações de assistência social em parceria com instituições públicas e privadas e oferecer valores e competências a crianças e jovens para os desafios da vida adulta.
Em 2017, o Tijolinho atendeu 300 crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos nos projetos: CCA – Centro para Crianças e Adolescentes, CJ – Centro da Juventude e iD Jovem – Inclusão Digital e Protagonismo Juvenil.

TIJOLINHO – Promoções Humanas Eugênio de Mazenod

Tel.: 55+ (11) 3993 1563 | contato@tijolinho.org.br | Rua Afonso de Carvalho, 16 – Morro Grande | Brasil, São Paulo – SP